SPDA 1 SPDA 2

Os raios são a causa de quase 1.800 mortes em 15 anos

De acordo com o Grupo de Eletricidade Atmosférica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Elat - Inpe), o Brasil é atingido anualmente por cerca de 50 milhões de raios.

É o número mais alto do mundo visto que é o maior país da chamada zona tropical do planeta – área central onde o clima é mais quente e, portanto, mais favorável à formação de tempestades. Nos últimos 15 anos, entre 2000 e 2014, 1.790 pessoas morreram ao serem atingidas por raios no Brasil. 

O Estado de São Paulo, é o líder entre as unidades federativas, com 2 milhões de raios anuais, registrou 263 mortes entre 2000 e 2014. 

Visite o site do INPE para mais informações.

A Wide Engenharia Elétrica elabora projetos de sistema de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA) com o objetivo principal de garantir a segurança das pessoas, através da aplicação da norma ABNT NBR 5419:2015. No projeto são calculados e dimensionados os componentes do SPDA, sendo também especificadas as medidas de proteção que garantem a diminuição dos riscos de danos e perdas nas instalações.